23 agosto 2010

special-k

Numa notícia recentemente publicada no jornal Público fala-se do estudo do special-k como anti-depressivo.

MAS O QUE É O SPECIAL-K?

Vendido nas ruas como special-k pelos efeitos alucinogénico, este pó-branco é conhecido da ciência como ketamine.

A ketamina foi produzida em 1965 pelos laboratórios Parke & Davis como um anestésico para uso humano (cirurgias) e, principalmente, veterinário. Foi utilizada no Vietnam para diminuir a dor dos feridos. Começou a ser usada para fins recreativos nos anos 70, muito associado à cultura Gay, sendo depois integrada nos contextos de festas rave.




A ketamina encontra sob a forma de pó branco, líquido ou tablete e pode ser consumida por via oral, inalada ou injectada.
A special K, como é chamada pelos seus consumidores, é uma droga de prescrição médica que parece deprimir selectivamente a função normal de associação do córtex e tálamo, aumentando a actividade do sistema límbico e produzindo um efeito analgésico e amnésico.

Efeitos
Os efeitos da Ketamina duram cerca de uma hora e podem produzir sensações de não pertença ao corpo, entorpecimento, alucinações, visão em túnel, dificuldade em controlar movimentos e sentimentos, distorção da noção de tempo e de identidade, sensação de distorção do corpo, experiência próxima da morte (a sensação de caminhar num túnel em direcção a uma luz brilhante), sensação de sufocar, amnésia ou delírio. Podem ainda ocorrer vómitos, náusea, diarreia, baixa de temperatura, deterioração da função motora, coma e problemas respiratórios potencialmente mortais.



Riscos
A ketamina pode provocar problemas físicos e mentais profundos, incluindo delírio, amnésia, deterioração da função motora e problemas respiratórios potencialmente mortais. Esta droga não deve ser misturada com álcool e por vezes é vendida como ecstasy.


Agora um estudo foi publicado na revista científica Science sobre o estudo desta droga no tratamento de depressão.
Através de experiências em roedores, os investigadores compreenderam que este composto activa uma via celular nos neurónios do córtex pré-frontal. Região afectada na depressão e no stress crónico.

A Ketamina entra numa via celular que acaba por activar uma molécula responsável pela produção de proteínas que estimulam as novas sinapses – zonas onde as extremidades de neurónios se encontram e um estímulo é enviado de um neurónio para outro através de mediadores químicos, os neurotransmissores.



Embora a Ketamina tenha sido chave para a descoberta destes mecanismos e tenha efeitos no combate à depressão, os investigadores não ponderam por agora usar esta droga como medicamento no tratamento da depressão. Os efeitos alucinogénicos e os problemas que o consumo desta droga provocam pesam contra o seu uso terapeutico.

Os investigadores ponderam procurar outras substâncias, com mecanismos de acção idênticos, mas sem os efeitos da ketamina.


A LER:
Descoberto efeito neuronal do special-k anti-depressivo - PÚBLICO

1 comentário:

  1. Olá!
    Meu nome é Junior, criei um blog para relatar acontecimentos de minha vida quando eu era viciado em drogas. Lá conto histórias reais de experiências com maconha, cocaína, LSD, crack e outras coisa que já usei.
    Que tal dar uma olhadinha? Muito Obrigado!
    http://verdadesobreasdrogas.blogspot.com/

    Comente sua curiosidade, terei prazer em responder qualquer pergunta!

    ResponderEliminar